martedì 9 gennaio 2024

 Vincenzo Calafiore


A vida é um “sonho” e deve ser vivida como tal, como um sonho a realizar.

E não importa se pode ser um sonho bom ou ruim, será apenas o suficiente para torná-lo realidade; mesmo que os sonhos raramente se realizem, como acontece, isso não significa que você tenha que desistir, ou não, pelo menos, fazer de tudo para que isso se torne realidade.

Agora na minha velhice tudo parece maior, até as palavras, é uma vida feita de dias que não permanecem, não dá tempo de cheirá-los enquanto vão embora sem deixar vestígios de si mesmos.

Há também uma coisa estranha que se enraíza cada vez mais em mim, que é a vontade de entrar cada vez mais numa igreja vazia, onde tenho a certeza matemática de entrar num mundo paralelo contemplativo, de grande serenidade interior que permanece até meu próximo retorno.

Acredito que Deus em algum lugar lá em cima vê e perdoa meus pecados como o pícaro que sou.

Não sei como tem sido minha vida, quer dizer se está de acordo com o que Deus dispôs, mas sei que tem sido uma vida de muita dignidade e orgulho, de grandes erros e fracassos, mas com a ajuda de Deus sempre consegui me levantar e sempre mais difícil.


Na minha época o que falta é paciência ou melhor, a chamada “resistência” e acredito que foi isso que falhou.

Não suporto mais a imbecilidade e os imbecis, a hipocrisia e os hipócritas, a ignorância dos rebanhos de burros e a sua arrogância.

Arrogância e estupidez que infelizmente caracterizam este estranho e nefasto milénio.

Não aguento mais esse tempo cheio de pessimismo catastrófico, segundo eles a vida pode acabar a qualquer momento, é o que pregam esses grandes imbecis iluminados.


Esta minha idade tem tempo prolongado, não temos pressa, sem pressa e as palavras são inúteis, só há desejo de silêncio, de serenidade e de paz interior; mesmo que eu quisesse tentar correr e ser rápido, não seria capaz de acompanhar o ritmo daquele tempo além do meu olhar.

Existe a serenidade da espera, a consciência de aproveitar cada momento de cada dia fazendo o que mais gosta: ler, ouvir música, ver filmes, passear.

É o melhor momento e você não pode desperdiçá-lo! A melhor vida.


Viver este meu tempo, de certa forma assíncrono, é como viver numa aldeia de montanha distante, isolada das principais vias de comunicação.

É uma situação estranha onde minha imaginação me leva para outros mundos, me faz ver que tudo ainda é possível como antes; mas na realidade não é assim, não há nada além da soleira, há o vazio de muitas gavetas que estão abertas e esvaziadas de tudo há muito tempo, há uma memória que como um espelho reflete continuamente uma inundação de memórias .

Esta é a última praia onde cheguei agora.

A partir daqui você pode admirar nasceres do sol fantásticos e lindos pores do sol, você pode ouvir o canto melódico das ondas.

Para mim é um ponto de não chegada, na verdade é um ponto de partida para outra viagem que dura uma eternidade;

você tem que se perguntar como será, não é importante, eu não poderia fazer nada para mudar de qualquer maneira. Mas minhas pegadas que ficarão na areia serão importantes; o meu será importante

“cartas” escritas ao longo dos anos, meus livros, minha música. Essas coisas serão aquela ponte invisível que trará até mim aquele que as segura.


Mas agora é hora de viver, então vamos banir a existência melancólica e tentar tirar o melhor proveito dela. Tentando viver em harmonia com o meu tempo e deixando o outro rápido para aqueles que estão destinados a vivê-lo, apesar de si ou deliberadamente.

É hora de saborear cada momento de cada dia santo, evitando ao máximo pessoas desagradáveis, fatos desagradáveis, problemas, coisas complicadas e, em vez disso, permanecer na contemplação da felicidade diária vital!


Vincenzo Calafiore

 

La vita è un “ sogno “ e come tale andrebbe vissuta, come un sogno da realizzare.

E non importa se potrebbe essere un brutto o un bel sogno, basterà solo realizzarlo; anche se i sogni come accade raramente si realizzano non significa che bisogna arrendersi, anche no, fare di tutto semmai per realizzarlo.

Ora in questa mia età da vecchio, tutto sembra più grande, perfino le parole, è una vita fatta di giorni che non rimangono, non c’è il tempo di annusarli che se ne vanno via senza lasciare impronte di se.

C’è anche una cosa strana che si sta sempre più radicando in me, ed è il desiderio di entrare sempre più spesso in una chiesa vuota, dove ho la matematica certezza di entrare in un mondo parallelo contemplativo, di grande serenità interiore che rimane fino al prossimo ritorno.

Io credo che Dio da qualche parte da lassù veda e perdoni i miei peccati da picaro che sono.

Non so come sia stata la mia vita, intendo se in linea con quanto disposto da Dio, ma so che è stata di grande dignità e di orgoglio, di grandi errori e fallimenti, ma con l’aiuto di Dio mi sono sempre rialzato e sempre più forte.

 

In questa mia età a mancare e la pazienza o meglio la cosiddetta “ sopportazione “ si credo che sia questa a essere venuta meno.

Non sopporto più l’imbecillità e gli imbecilli, l’ipocrisia e gli ipocriti, l’ignoranza delle mandrie di asini e la loro arroganza.

Arroganza e stupidità che purtroppo caratterizzano questo stranissimo e nefasto millennio.

Non  sopporto più questo tempo pregno di pessimismo catastrofico, secondo loro la vita potrebbe finire da un momento all’altro, questo è ciò che predicano questi grandi illuminati imbecilli.

 

Questa età mia ha il tempo dilatato, non si corre, senza fretta e le parole non servono, c’è soltanto desiderio di silenzio, di serenità e pace interiore; anche volendo provare  a correre a essere veloce, non ci riuscirei a tenere il passo che ha quel tempo appena di là del mio sguardo.

C’è la serenità dell’attesa, la consapevolezza del godersi ogni momento di ogni giorno facendo ciò che più piace: leggere, ascoltare la musica, guardare qualche film, passeggiate.

E’ il miglior tempo e non lo si può sciupare! La migliore vita.

 

Vivere questo mio tempo, per certi versi asincrono è come abitare in un paesino di montagna lontano, tagliato fuori dalle grandi vie di comunicazioni.

E’ una strana situazione dove la mia immaginazione mi porta in altri mondi, mi fa vedere che è ancora tutto possibile uguale a prima; ma in realtà non è così, non c’è nulla oltre la soglia, c’è il vuoto di tanti cassetti aperti e svuotati ormai di tutto da tanto tempo, c’è  una memoria che come uno specchio riflette continuamente una marea di ricordi.

Questa è l’ultima spiaggia dove ormai sono giunto.

Da qui si possono ammirare delle albe fantastiche e dei tramonti bellissimi, si può ascoltare il melodico canto della risacca.

E’ per me un punto non di arrivo, semmai è di partenza per un altro viaggio lungo una eternità;

c’è da chiedersi come sarà, non è importante, tanto non potrei fare nulla per cambiarlo. Ma saranno importanti le mie impronte che resteranno sulla sabbia; saranno importanti le mie

“ lettere “ scritte negli anni, i miei libri, la mia musica. Queste cose saranno quel ponte invisibile che porterà a me colui che le terrà.

 

Ma adesso è il momento di vivere, quindi bando alla malinconica esistenza e cercare di prendere il meglio. Cercare di vivere in armonia con il mio tempo e lasciare l’altro veloce a chi è destinato viverlo suo malgrado o volutamente.

E’ il momento di assaporare ogni attimo di ogni santo giorno evitando il più possibile le persone sgradevoli, i fatti sgradevoli, i problemi, le cose complicate e rimanere invece nella contemplazione della vitale beatitudine quotidiana!

 

 

 

 

 


Nessun commento:

Posta un commento